domingo, 12 de maio de 2013

ÁREA DOS PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA




PONTO DE PARTIDA

VÍDEO DE MOTIVAÇÃO

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eEoH1qNJOnU


“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”
Michael Jordan

ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DE ÁREA.
O trabalho dos Professores Coordenadores de Área, foi regulamentada pela LEI COMPLEMENTAR Nº 1.191, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012:
 


Esta Lei: Dispõe sobre o Programa Ensino Integral em escolas públicas estaduais e altera a Lei Complementar nº 1.164, 4 de janeiro de 2012, que institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, e dá providências correlatas.
Artigo 4º - São atribuições específicas dos Professores Coordenadores de Área de Conhecimento das Escolas Estaduais do Programa Ensino Integral, além daquelas inerentes ao ocupante do respectivo posto de trabalho:


I - elaborar o seu Programa de Ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos;


II - orientar os professores nas atividades de trabalho pedagógico coletivo e individuais, em sua respectiva área de conhecimento;


III - coordenar e orientar os professores na elaboração dos Planos Bimestrais e dos Guias de Aprendizagem, em sua respectiva área de conhecimento;


IV - atuar em atividades de tutoria aos alunos;


V - organizar as atividades de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, em sua respectiva área de conhecimento, de acordo com o Plano de Ação;


VI - substituir, preferencialmente na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da Escola em suas ausências e nos impedimentos legais de curta duração;


VII - participar da produção didático-pedagógica, em conjunto com os professores da Escola;


VIII - avaliar e sistematizar a produção didático-pedagógica no âmbito da Escola, em sua respectiva área de conhecimento. ( Fonte: LEI COMPLEMENTAR Nº 1.191, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. < Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/2012/lei%20complementar%20n.1.191,%20de%2028.12.2012.htm>. Acesso em 26 de maio de 2013.
ACESSE A LEI COMPLEMENTAR 1.191 NO SITE ABAIXO:
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/2012/lei%20complementar%20n.1.191,%20de%2028.12.2012.htm

REUNIÃO DE ATPCA - AULA DE TRABALHO COLETIVO POR ÁREA - CIÊNCIAS HUMANAS.


Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo
demais, aprendemos muito pouco, nos desmotivamos continuamente. Tanto
professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas
convencionais estão ultrapassadas. Mas, para onde mudar? Como ensinar e
aprender em uma sociedade mais interconectada? ( Moran).





OBJETIVOS:
- Fazer o alinhamento entre as disciplinas de Ciências Humanas;
- Divulgar os informes referentes a documentação da Escola;
- Oportunizar a socialização das atividades da área de Humanas;
- Orientar os professores sobre a documentação;
Público-Alvo
Professores de Ciências Humanas - História e Geografia
DISUTIR AS TEORIAS SOCIOINTERACIONISTAS
TEMÁTICA APRESENTAÇÃO DE SLIDES








SISTEMATIZAÇÃO

1- Qual a contribuição das teorias sociointeracionistas para a educação na atualidade, sobretudo, nas Escolas de Ensino Integral?

Referências bibliográficas


A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Disponível em:

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE.

LOCAL: DIRETORIA DE ENSINO DE SUMARÉ
PROFESSORES PARTICIPANTES
PCA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - ADÉLIA
HUMANAS - ALBERTO
DATA 05/06/2013

OBJETIVOS:
-Transformar os ambientes escolares em contextos sustentáveis;
- Desenvolver Projetos Sustentáveis, a nível regional, nacional e global;
- Transformar os alunos em Delegados e multiplicadores de boas práticas ambientais.

VIVÊNCIA






ASSISTA PASSO A PASSO SOBRE A CONFERÊNCIA

Referências bibliográficas
IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. Disponível em:<http://conferenciainfanto.mec.gov.br/>. Acesso em 13 de junho de 2013.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17455&Itemid=817. Acesso em 13 de junho de 2013.

















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