domingo, 12 de maio de 2013

ÁREA DA GESTÃO: RESOLUÇÕES E DIRETRIZES SOBRE A ESCOLA D ENSINO INTEGRAL


TRABALHO EM EQUIPE

Uma Instituição Educativa, que preza pela Excelência Acadêmica, por uma Educação Interdimensional, e tem como premissa formar jovens Autônomos, Competentes e Solidários, focados nos seus Projetos de Vida, necessita mais do que nunca de um trabalho em equipe. Clique nas apresentações abaixo e conheça a equipe responsável por esse desafio.







 













Dia 22 de fevereiro - "Um Dia na escola do Meu Filho"
Objetivo: 
- Oportunizar aos pais e responsáveis o acompanhamento da rotina dos filhos.

Introdução
Este sábado (22 de fevereiro de 2014) será uma data especial para os pais, responsáveis e alunos da E.E.E.I Parque Santo Antonio - I, pois, a comunidade em geral poderá conhecer o processo de aprendizagem dos seus filhos. Em outras palavras, conhecer, o PV - Projeto de vida dos alunos.
Para recepcionar a comunidade e transformar o dia mais agradável contamos com a presença do Ministério Vitor Quevedo. Sejam todos bem-vindos. 



Resoluções e Diretrizes sobre a Escola de Ensino Integral

O conhecimento é uma necessidade para a ação humana (Luckesi, p 55). Toda ação humana é fundamentada na informação e conhecimento. Partindo dessa linha de raciocínio, é de extrema importância conhecer para agir. 

Que tal conhecer um pouco da história das escolas de Ensino Integral Pernambucanas?


Em fevereiro, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP) realizou o evento “Qualidade na educação e desenvolvimento social: reflexões jurídicas sobre o programa Educação Compromisso de São Paulo”, com apoio da Escola Paulista de Magistratura. Tratava-se de apresentar o programa Educação Compromisso de São Paulo para o setor jurídico do estado (leia o relato deste encontro no Blog De Olho nos Conselhos).

Palestraram desembargadores, além do secretário de Educação Herman Voorwald, e do empresário Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) de Pernambuco e ex-presidente de operações da Philips na América Latina. Em seu discurso, Marcos apresentou o programa que seu instituto tem ajudado a desenvolver em Pernambuco e cujo modelo será implantado em São Paulo. Continue a leitura aqui.

Abaixo estão disponíveis as Resoluções, Diretrizes e Decretos que norteiam as Escolas de Ensino Integral, você navegará pelas resoluções, 1.164/2012, 1.191/2012, a Resolução SE 49/2013 e o Decreto SE 59/2013.



Lei Complementar 1.191/2012

- Resolução SE nº 49, de 19-7-2013

Decreto 59.354/2013
Fonte: http://www.profdomingos.com.br/estadual_decreto_59.354_2013.html.Acesso em 26 de janeiro de 2014.
Diretrizes para as escolas de Ensino Médio

Abaixo você terá acesso as Diretrizes das Escolas de Ensino Integral do Estado de São Paulo. Toda instituição que se preza precisa de um norte para as suas ações, muitas vezes são os Planos de Ação, Programas de Ação e as Diretrizes, algo mais amplo, formada por outra Instituição maior (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo -SEE). Qual o propósito das Diretrizes? Evitar que uma rede fragmente e não saiba onde quer chegar, em outras palavras, unificar o currículo, no caso das escolas de Ensino Integral, padronizar aquilo que é de mais importante para os alunos, uma aprendizagem de qualidade. É óbvio que essa não engessa as ações programadas dentro das escolas, ou seja, o Currículo Real, ao contrário ela oportuniza as estratégias construídas pela equipe escolar. Clic aqui e conheça as Diretrizes do Programa Ensino Integral. Boa leitura.

 Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf.Acesso em 27 de janeiro de 2014

Oportunidades para a formação dos professores.
A EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores), abrirá a partir do dia 05 de fevereiro de 2014, inscrições de Mestrado e Doutorado aos professores da Rede Estadual. Mais informações aqui



Relação entre a Escola e a Comunidade
Reunião de pais, realizada dia 19/10/2013

Segundo a Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, em seu Art. 227 a educação: " É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, [...]". Segundo a Legislação a responsabilidade pelo desenvolvimento educacional dos alunos é do Estado (professores) , Família ( pais e responsáveis) e sociedade, sendo assim, a Reunião de Pais e Mestre é uma ação promovida pela unidade escolar para Replicar a Corresponsabilidade sobre o acompanhamento e desenvolvimento do aprendizado dos educandos.

Abaixo observar-se-ão as fotos: 


Desenvolvimento:

Para sensibilizar os pais e os responsáveis pelos alunos, foi reproduzido o vídeo: Life Vest Inside - Kindness Boomerang - "One Day". Após o término houve uma breve explanação dos pais sobre a temática do vídeo - Gentileza gera gentileza.


Fonte: Youtube


 Primeiro acolhimento é praticado pelo Diretor: Reunião com todos os pais ou responsáveis.













O Segundo acolhimento aos pais, é praticado na sala de aula, quando os professores passam os informes gerais, em seguida faz o atendimento individual dos alunos, apontando o seu desenvolvimento educacional de forma interdimensional. 

Considerações finais:
A corresponsabilidade entre a comunidade foi um sucesso, pois, 83% dos pais e responsáveis, compareceram na reunião realizada no dia 19 de outubro de 2013, em pleno sábado.










Olá professores, Feliz " Dia do Professor". Essa mensagem de conforto é o que nós da Equipe Gestora da Escola Parque Santo Antonio-I deseja a todos aqueles que dedicam parte de sua vida a ensinar. Para que essa reflexão seja mais emotiva, que tal assistir ao vídeo abaixo.

Fonte: Youtube.com.br

Uma Surpresa para os Professores, feito pelos Alunos do 8ºAnos B , 9ºAnos B e 9ºAnos C


Um Vídeo feito pelo nosso querido Aluno Alexandre Borges(9ºB), para os professores. A importância de um educador, e dos profissionais que trabalham na escola. 
Obrigado Alexandre pelo carinho!





AVALIAÇÃO

" Educação em respeito aos estudantes exige aproximação entre família, escola, governo e sociedade civil. Escutas, não disputas". (Jussara Hoffmman: Avaliar: respeitar primeiro, educar depois, 2013, p.18). Uma educação de qualidade, só será possível quando houver uma sincronia entre a instituição família e escola, não uma mandando na outra, e sim, uma convivência harmônica e horizontal.
Desde os primórdios da humanidade os seres humanos são avaliados, e graças a essa ação conseguimos evoluir até os dias atuais. Partindo desse pressuposto, é de fundamental importância as avaliações externas, pois, elas serão os nossos subsídios para a reflexão do nosso trabalho como profissionais da educação, almejando uma escola de qualidade para os seus filhos, futuros cidadãos deste país.

ENTREGA DOS ARMÁRIOS PELOS GESTORES
Ocorreu no dia 22 de maio de 2013, a entrega dos armários para os alunos da E.E.E.I. Parque Santo Antônio - I. Esta ação, faz parte da estrutura das Escola de Ensino Integral, que proporciona aos alunos Autonomia, responsabilizando-os pelos seus pertences. Abaixo algumas fotos para simbolizar esse ato de extrema importância para Gestores, Professores e alunos.






Alunos dos 6º Anos testando as  chaves dos armários.





 Alunos dos 7º Anos testando as  chaves dos armários








Alunos dos 8º Anos testando as chaves dos armários.










Alunos dos 9º Anos testando as chaves dos armários.


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