quarta-feira, 8 de maio de 2013

ÁREA DOS ALUNOS: ELETIVAS, CLUBES JUVENIS, PROJETO DE VIDA e OUTROS.


FRASE PARA OS ALUNOS: Olá pessoal, aqui vocês poderão postar comentários, dicas, felicidades, desafios, amizades, novidades, trabalhos, projetos, ou seja, tudo aquilo que é relevante socializar. Fiquem a vontade. 

Proposta de aula de História.
Professor: Alberto Alves Marques
Temática: Situação de Aprendizagem - 1 -A Primeira Guerra Mundial de 1914 - 1918.
Público - Alvo: 9º Ano - B.
Data da apresentação - 10/04/2014

" O Homem tem que estabelecer um final para a guerra, senão, a guerra estabelecerá um final para a humanidade" ( Ex- Presidente dos Estados Unidos - John Kennedy)

Objetivos: 
-Relacionar o uso das tecnologias na Primeira Guerra Mundial com as perdas humanas e materiais.
- Utilizar os recursos tecnológicos (Internet, Netebooks, etc.) para complementar os conteúdos nas aulas de História.

Grupo - 1: Desenvolvimento: Os gases venenosos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial


 Protagonistas, da esquerda para a direita:
- Késsya Nathellen da Silva Soares.
- Isadora Francisca de Souza.
- Rodrigo Borges de Oliveira.
- Raphaella Ribeiro Cruz.
- Gabriela Aparecida Paulino dos Santos.










Grupo - 2: Desenvolvimento: Metralhadora utilizada durante a Primeira Guerra Mundial.




Protagonistas, da esquerda para a direita:
- Catarina de Souza Mariano.
- Thaina Nunes da Silva de Andrade.
- Damaris Araújo de Oliveira.
- Larissa Vilela da Silva.
- Esthefani Cheron de Oliveira Ferreira




Grupo - 3: Desenvolvimento: Produtos químicos  utilizados durante a Primeira Guerra Mundial.


Protagonista:
- Isabela Tais de Sordi




Grupo - 4: Desenvolvimento: O uso do avião durante a Primeira Guerra Mundial.

Protagonistas, da esquerda para a direita:
- Victor Hugo Santana Argentino.
- Matheus Santana Rafael.
- Rennan Henrique da Silva.
- Wesley Giovane de Carvalho Florentino.







Primeira semana letiva - Ano 2014
Diagnosticar e adaptar.
Introdução

Durante o Planejamento realizado nas dependências da escola, com a participação dos gestores e professores, viu se necessário trabalhar na primeira semana do ano letivo de 2014 com atividades diferenciadas, o propósito seria diagnosticar se as habilidades dos alunos estão de acordo com as séries que os mesmos se encontram. Além dessa ação, foram desenvolvidas atividades e dinâmicas para que os novos alunos possam integrar juntos com os demais e adaptar ao modelo da Escola de Ensino Integral.





































Projeto: Educação Inclusiva

Professora responsável: Miriã Gonçalves Grieco
Objetivos: compartilhar experiências da educação inclusiva entre os profissionais da escola.

" Em primeiro lugar, o conhecimento é uma necessidade enquanto modo de iluminação da realidade." (Luckesi, p.55). A escola como instituição social, só conseguirá iluminar a realidade através do conhecimento, quando a mesma incluir a todos.

Desenvolvimento: Vídeo sobre a importância de uma escola acolhedora.


Praticando:
Depoimento dos alunos sobre a Educação Inclusiva



Depoimento dos professores sobre a Educação Inclusiva



Considerações finais
Segundo Jussara Hoffmann, "Inclusão é sonhar um sonho possível" ,e para fundamentar a sua ideia, vale a pena lermos um trecho de um texto do saudosíssimo Paulo freire: " O grande problema do educador não é discutir se a educação pode ou não pode, mas é discutir onde pode, como pode, com quem pode, quando pode; é reconhecer os limites que a sua prática impõe. É perceber que o seu trabalho não é individual, é social e se dá na prática de que ele faz parte". Analisando as palavras desses mestres em educação, não nos restam dúvidas, o papel da escola vai muito mais além do que ensinar fórmulas prontas (não que essas não sejam importantes). Em outras palavras, é também o seu papel, ensinar para a vida, e mais, formar a todos que ali estão presentes, não deixando ninguém para traz, como dizia, Comênius, " ensinar tudo a todos".
Alunos que irão para o acolhimento em Águas de Lindoia

Essa galera irá representar a Escola Parque Santo Antonio-I em Águas de Lindoia. Irão exercer o Protagonismo Juvenil construído ao longo do ano, e com certeza voltarão com um aprendizado maior para replicar para os demais. "Boa sorte", que Deus os acompanhem. A frase abaixo contextualiza o porquê vocês representarão a Escola Parque Santo Antonio - I. As pessoas podem tirar tudo da gente, menos o conhecimento, o corpo é matéria e desaparecerá, contudo, o conhecimento ficará na eternidade, como aquele que Einstein nos deixou.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" (Albert Einstein)




Culminância das Eletivas do Segundo Semestre de 2013


- Eletiva - Consumismo
- Professoras responsáveis: Maria Isabel e Patrícia
Desenvolvimento:
Apresentação dos vídeos 


Curtam as paródias


Eletiva de Espanhol - " Viva la vida"
- Professora responsável: Sílvia 
Corresponsável: Alberto
Objetivos: Oportunizar aos alunos conhecer a cultura espanhola, uma Língua em plena ascensão na contemporaneidade.

Desenvolvimento:
Apresentação da culminância, curtam algumas fotos




















Para finalizar, que tal assistir ao vídeo sobre a preparação da nossa Culminância, "Viva la vida"






Em breve todas as eletivas. Aguardem











Tecnologia e autonomia


Tecnologia e as boas práticas:
Professor:Alberto
Disciplina - História
Público - Alvo: Ensino Fundamental -II

Objetivo: 
Utilizar as tecnologias na escola como elemento em potencial no aprendizado.                                                            

Desenvolvimento:
A utilização do PowerPoint como ferramenta de aprendizagem nas aulas de História.

































Tecnologia e competência

 Curtam o vídeo sobre as nossas boas práticas manuseio das tecnologias:




Considerações finais: 
As tecnologias já é realidade na vida das pessoas, entretanto, é preciso fazer com que elas facilitem o nosso dia a dia. No contexto escolar a tecnologia é uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem. 

Inauguração da Lousa-digital :
Introdução
As Lousas Digitais chegaram para articular as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) ao Currículo escolar. Salienta Moran:

" Muitas formas de ensinar hoje não justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamos-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas". (Moran, 2000, p.11).

Fundamentando a nossa linha de raciocínio em Moran (2000), precisamos de novas ferramentas pedagógicas na construção do aprendizado, sendo assim, as tecnologias são recursos em potencial para auxiliar professores e alunos no dia a dia na sala de aula. Portanto, jamais as tecnologias substituirão o Protagonismo Juvenil dos alunos e as práticas docentes, o que ocorrerá, é um diálogo constante entre: Currículo, Professores, Alunos e Tecnologias. 

Para começar, que tal assistirmos ao vídeo abaixo que fala sobre a "A importância da tecnologia na educação".
Fonte: Youtube





O primeiro encontro dos alunos com a Lousa Digital.





Exercendo Autonomia.



Exercendo Competências.




Buscando o equilíbrio entre as Tecnologias e a Excelência Acadêmica.






Esse foi apenas o ponto de partida com os recursos tecnológicos, em breve postaremos mais fotos, comprovando a evolução do aprendizado dos alunos e professores. Pois segundo Paulo Freire: " Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende, ensina ao aprender"


Eletiva de Espanhol




Professora responsável: Sílvia
Professor corresponsável: Alberto


Objetivos: 
- Oportunizar aos alunos conhecimentos da cultura espanhola.

Desenvolvimento: 
Durante o desenvolvimento da Eletiva foi cogitado entre os alunos conhecer a Espanha. Na impossibilidade de realizar esse sonho, a professora Sílvia, juntamente com a turma da Eletiva, trouxe a Espanha até eles, proporcionando um café da manhã típico da cultura espanhola.

































Considerações finais: 
Isso foi só o começo, aguarde a Culminância no final do semestre.


1º Gincana Cultural e Esportiva !
Introdução: As Gincanas escolares proporcionam aos alunos o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a integração entre os participantes e a tomada de decisões. Durante a realização desse trabalho, podemos observar a criatividade e espontaneidade de cada aluno para defender e organizar sua idéias e o prazer de desenvolver as atividades propostas, possibilitando torna-los seres mais conscientes e capazes de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.
Objetivo Geral:
Ø  Integrar escola e comunidade;
Ø  Valorizar a participação em equipe;
Ø  Respeitar Adversários;
Ø  Desenvolver nos alunos capacidades motoras, afetivas e sociais;
Ø  Criar formas de representação desse mundo: linguagem verbal e corporal;
Ø  Sensibilizar os alunos sobre a importância da educação para a vida;
Ø  Promover a interdisciplinaridade;
Desenvolvimento: É necessário a cada dia que o professor incentive o launo a investigar, descobrir,  pensar e a tomar decisões própias. É Urgente a formação do aluno, enquanto ser presente. E esta é construída individualmente, a partir da experiência na vida real do launo. Nesse contexto, as situações competitivas e lúdicas vêm favorecer a construção dos conceitos  de cidadania. Ela trata-se de um evento educativo, cujo é o que se deseja oportunizar aos seus participantes:
Ø  Aprender a ser
Ø  Aprender a Conhecer
Ø  Aprender a Conviver
Ø  Aprender a Fazer
Logo após a Gincana, teremos um café comunitário, onde toda a escola participa. Cada aluno traz um prato e dividiremos, assim elaborando  a responsabilidade e a Autonomia.

Desenvolvimento em Fotos :





Comprando os doces para a Premiação.  

Protagonistas desta Ação:
Dá esquerda para á direita: Larissa Sant'Ana, Adrielle Souza, Lays Fernandes, Carlos Eduardo e Alexandre Borges.

Abaixo as fotos do dia:















ELETIVAS SEGUNDO SEMESTRE DE 2013




Objetivos: As Eletivas oportunizarão aos alunos, Autonomia para escolher a temática relacionada com o seu Projeto de Vida, ou seja, articular a Parte Diversificada e a Base Nacional Comum, proporcionando a Excelência Acadêmica, além do desenvolvimento do Protagonismo Juvenil

Abaixo algumas fotos início das Eletivas




Aprendendo brincando








Aqui tem parceria entre professor e alunos




A tecnologia a favor do aprendizado











Aprendendo a ser protagonista





Orientação educacional








Aprendendo juntos






Fazendo a diferença
 Aprendizagem colaborativa


Sempre presente



Confira todas as fotos no vídeo abaixo.


Em uma Escola de Ensino Integral, os alunos constroem Autonomia. Estudantes se servindo no momento do almoço.


Organização








Respeito mútuo





Autonomia







Jovens Protagonistas






PALESTRA: "SOU FELIZ SEM DROGAS"

Palestrante: Sr. Nelson Hossri Neto
Público-Alvo: Esta ação foi dirigida aos participantes do projeto e alunos do Colégio presentes no horário abrangendo no total aproximadamente 320 alunos.


OBJETIVO: A palestra teve como principal objetivo, oportunizar a promoção de uma cidadania saudável e a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar ao uso indevido de drogas. 

Introdução: O Projeto Meninos da Fazenda é desenvolvido pela CGTI com o patrocínio da Pirelli através da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Adere e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Sumaré.




Esta palestra faz parte da parceria Empresa e Escola, iniciativa que construiu o Projeto: "Meninos da Fazenda" parceria entre as empresas Adere e Pirelli. 













Abaixo fotos da Palestra nas dependências da E.E.E.I Parque Santo Antonio no dia 12 de Agosto de 2013.











 As aulas na rede estadual de ensino recomeçam na próxima quinta-feira (1). Com o objetivo de preparar a equipe escolar para o retorno dos mais de quatro milhões de alunos, os professores e gestores das escolas estaduais participam, nessa terça (30) e quarta-feira (31), do replanejamento escolar. (Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) 





APRESENTAÇÃO: CULMINÂNCIA DAS ELETIVAS
1º SEMESTRE - 2013
DATA: 25/06/2013
" A educação só se faz com o comprometimento de toda uma equipe, visando o sucesso" (Professoras: Adélia e Eliana D'arc).
                                 
Oradora: Letícia Severino Vallate - 7º Ano -A


CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES:
Execução do Hino Nacional


  
Eletiva - 1: " Matemáticando os pensamentos"

  Da esquerda para a direita, professoras: Angela, Adélia e Denelcina.
Professora responsável: Angela Maria de Souza Alencar.
Professoras corresponsáveis: Adélia Batista dos Santos e Denelcina Fernandes de Freitas.

OBJETIVOS:
Desenvolver a capacidade expressiva de raciocínio, despertando a curiosidade pela história da Matemática, fazendo com que encontrem soluções a resolução de problemas, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico (prático ou através do divertimento).
DESENVOLVIMENTO:
-Apresentação depoimento da aluna Paloma - 9º Ano - B.



No vídeo, podemos afirmar com propriedade que a inclusão é possível, basta acreditar, persistir e praticar a Pedagogia da Presença.


Eletiva - 2: " Venga y Conozca".


Professora responsável: Sílvia Cristina Bani Cardoso.
Professor corresponsável: Alexandre Monteiro Novelli.
OBJETIVOS:

O ensino de Língua estrangeira deve ser ensinado não somente pelos conteúdos linguísticos que corresponde a ela, pode-se correlacionar em algo significativo para aquele que aprende: para isso essa Eletiva foi desenvolvida de forma interdisciplinar  entre as áreas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Arte, com a finalidade não só da aquisição dessa Língua Estrangeira, mas apresentar para os aprendizes a cultura dos países falantes do Espanhol.

DESENVOLVIMENTO:
Apresentação da Eletiva pelos alunos:


















 Assista ao vídeo produzido pelos alunos.


DEPOIMENTO DA PROFESSORA SÍLVIA:

Esta Disciplina Eletiva oportunizou aos alunos, o estudo da Língua Espanhola através da análise dos poemas de Pablo Neruda, bem como a biografia e bibliografia deste renomado poeta chileno, ganhador do Prêmio Nobel da Literatura. Por outro lado, os aprendizes puderam também conhecer a cultura artística de Pablo Picasso e Salvador Dalí que são os maiores ícones das artes plásticas mundialmente conhecidas.

Eletiva- 3: Tecnologia - " Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia"

Da esquerda para a direita, professores: Devair, Edina e Alberto
Professores responsáveis: Devair Fernandes da Silveira e Edina Adriana da Silva.
Professor corresponsável: Alberto Alves Marques.

OBJETIVOS
É sabido que para ser inserido no mundo atual, se faz necessário estar inserido no mundo digital. Assim, esta disciplina Eletiva tem como propósito desenvolver entre os alunos Competência e Habilidades necessárias para o convívio em um mundo Globalizado: Conhecer, Fazer, Ser e Conviver: Partindo desse pressuposto, espera que os alunos possam:
- Ser, jovens protagonistas, articulando as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), o Currículo Oficial do Estado, a Parte Diversificada e a Metodologia da Escola de Ensino Integral;
- Conviver com as tecnologias, transformando ferramentas digitais (Internet) em ferramentas de aprendizagens.

DESENVOLVIMENTO
Apresentação dos slides



As alunas Cléo e Gabrielly apresentando a Eletiva.















Assista ao vídeo produzido durante o desenvolvimento da Eletiva.

Eletiva- 4: " Esse lugar é meu, aqui tem uma História"
Da esquerda para direita, professoras: Eliane Cristo e Isabel.
Professoras responsáveis: Eliane Cristo e Isabel da Silva Oliveira.
OBJETIVOS
- Oportunizar aos alunos um estudo de caso envolvendo o bairro onde moram, além de comparar os aspectos históricos e geográficos com outros bairros de São Paulo (Brás e Bexiga);
- Compreender o crescimento urbano coordenado pelo Capital e sem planejamento;
- Relacionar o crescimento urbano local e o global.
DESENVOLVIMENTO
Abaixo fotos das peças teatrais:
- Nisetta;
- Gaetaninho;
- A piedosa Teresa;
- Amor e sangue;
- Apaixonada Helena.















Acesse aqui as fotos do teatro.

CONFIRA ABAIXO, OS VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ELETIVA.
Apresentação de vídeo - 1: " Esse lugar é meu, aqui tem uma História".

Apresentação de vídeo - 2: " Esse lugar é meu, aqui tem uma História".
 Eletiva- 5: "Shakespeare não morreu".
Peça teatral: Romeu e Julieta.
Adaptação e Roteiro: Giovana Beatriz Chaves - 8º Ano- C.
Da esquerda para a direita, professoras: Patrícia e Ana Paula.
Professoras responsáveis: Patrícia Ognibeni Nicolleti
Professora corresponsável: Ana Paula da Costa Faustino

OBJETIVOS

- Produzir uma peça teatral a partir da obra de Shakespeare: Romeu e Julieta.

DESENVOLVIMENTO

Peça teatral




















ASSISTA AO VÍDEO DA CULMINÂNCIA ABAIXO

Eletiva- 6: "Brincando com Matemática" 
Da esquerda para a direita, professoras: Eliana D'arc e Lourdes
Professora responsável: Maria de Lourdes Neves
Professora corresponsável: Eliana D'arc Neves
Leitura do livros: Relatos de Leandro;
Apresentações dos desenhos geométricos;
Música: "Tudo é matemática" (Débora e Wesley);
Poesias: "As figuras brincadeiras brincalhonas" (Dayane e Ketlin). "As figuras entre nós" (Débora Andressa).
OBJETIVOS
- Consolidar áreas de conhecimentos contempladas nas situações didáticas diversificadas;
-  Interagir com os conhecimentos e habilidades de cada um;
- Resgatar: a capacidade de ouvir, dialogar (saberes), para que viabilizem seu próprio currículo, ampliando e aprofundando seus conhecimentos matemáticos. 

DESENVOLVIMENTO

Desfile de alunos com objetos geométricos















AQUI VOCÊS PODERÃO CURTIR UM POUCO DO NOSSO ESFORÇO PARA O SUCESSO DA NOSSA ELETIVA. DE UM CLIC NO VÍDEO.


ASSISTA A CULMINÂNCIA NO VÍDEO ABAIXO




Eletiva- 7: " Nela tudo pode, podem todos"
Da esquerda para a direita, professoras: Adriana e Rosimar


Professora responsável: Adriana Mara Rocha Ajonas
Professora corresponsável: Maria Rosimar R. de Novais

OBJETIVOS
- Oportunizar a auto superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com outros, fazendo com que os alunos se conheçam e se respeitem, podendo tornar-se jovens, Autônomos, Solidários e Competentes. 

DESENVOLVIMENTO

- Apresentação de Ginástica geral:
- Ginástica Rítmica com fitas;
- Coral dançante;
- Sítio do Pica-pau Amarelo;
- Mamma Mia;
- Percussão e movimento.













Curtam todo o desenvolvimento da Culminância da "Eletiva Nela tudo pode, podem todos" aqui.









PROJETO: BLOG DA ESCOLA

ENTREGA DO CARTÃO COM O ENDEREÇO DO BLOG DA ESCOLA

OBJETIVO

- Divulgar os trabalhos realizados na escola;
- Proporcionar a comunicação e interatividade entre Escola, Família e Estudantes.























PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA - PARTE - I

PROFESSORA DENELCINA
DISCIPLINA : CIÊNCIA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO:

O projeto Prevenção Também se Ensina, coordenado pela SEE - Secretaria de Estado da Educação, é executado FDE em escolas da rede pública estadual de ensino desde 1996. A iniciativa é voltada à promoção da cidadania saudável e à redução da vulnerabilidade da comunidade escolar à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e às DST/Aids (doenças sexualmente transmissíveis/síndrome da imunodeficiência adquirida). (Fonte: Secretaria da Educação de São Paulo. Disponível: < http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=prevensina>. Acesso em 09 de junho de 2013).

OBJETIVO: 
Desenvolver nos alunos, Competências e Habilidades relacionadas a prevenção da sexualidade precoce, cuidados com o corpo, DST e a gravidez na adolescência. 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

O ponto de partida foi quando os alunos receberam da professora vários pintinhos para cuidar durante um determinado período,  simulando que os pintinhos seriam os seus filhos, oportunizou aos alunos perceberem a responsabilidade de ter um filho, sobretudo, na adolescência.
Mascote do Projeto
Após criar cartazes os alunos receberam os pintinhos.

 
Assumindo responsabilidade






 Sensibilizados com a morte de um pintinho

Neste momento simulou-se, responsabilidade, cuidar de um ser vivo exige presença (Pedagogia da Presença), dedicação, amor, carinho, acompanhamento. Essa atividade proporcionou aos estudantes envolvidos a complexidade na criação de um filho, sendo assim, muitos refletiram sobre as complicações de uma gravidez precoce, e também sobre as possíveis contaminações as DST.

AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA.
O propósito era construir cartazes relatando as suas experiências ao assumir o lugar de um pai ou responsável por um período. A ação possibilitou desenvolver Competências e Habilidades relacionadas aos Grupos das Matrizes das Avaliações do Saresp: Grupo - I: Observar - Grupo - II: Realizar - Grupo - III: Compreender.
 

 

 







 









Além de desenvolver a sensibilidade nos alunos, essa ação contribuiu no desenvolvimento das Competências e Habilidades escritora e leitora.


TODA VIVÊNCIA DO PROJETO FOI REGISTRADA EM FOTOS.























ABAIXO: VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO 8º ANO - ORIENTADO PELA PROFESSORA: DENELCINA.






AVALIAÇÃO

No final do projeto foi possível observar mudança de postura nos alunos, sobretudo, aquelas relacionadas ao Protagonismo Juvenil e os Quatro Pilares da Educação: Conhecer ( as complicações quando escolhemos ações erradas), Fazer ( buscar no aprendizado da sala de aula, experiências para além da escola), Ser ( responsável pelas nossas ações) e Conviver ( sensibilizar com os problemas alheios).   

PROJETO: SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA - PARTE II - DROGAS: Combate ao Fumo 

OBJETIVOS

Orientar os alunos sobre saúde e qualidade de vida, sobretudo, conscientizá-los dos males causados pelas drogas, e que Prevenção, também se ensina na escola.

VÍDEO PRODUZIDO PELA ALUNA LARISSA SANT' ANA 9º  ANO-B. ORIENTADO PELA PROFESSORA: DENELCINA.





Direitos autorais da letra da música: Wind Of Change Scorpions.

PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA. VÍDEO PRODUZIDO PELA ALUNA LETÍCIA 9º ANO B:
TEMÁTICA: COMBATE AO USO DE DROGAS

OBJETIVOS:
Conscientizar os alunos sobre os males que as drogas fazem aos seres humanos.





  Direitos autorais da letra da música: Coldplay   Paradise.




PROJETO: OS MENINOS DA FAZENDA – SUMARÉ -SP

PARCERIA: Empresa Adere e Pirelli e CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação).
 ACESSE AQUI O SITE DO PROJETO ESPORTIVO MENINOS DA FAZENDA

http://www.meninosdafazenda.com.br/

Objetivo: Oportunizar aos alunos, um espaço a mais após o término das aulas na E.E.E.I Parque Santo Antonio – I, articulando lazer, esporte e educação.



Público- Alvo: Alunos do Ensino Fundamental.

Atividade: Dia Mundial do MEIO AMBIENTE

Esta atividade teve como objetivo desenvolver uma consciência ecológica nos alunos da Escola, além de trabalhar junto aos mesmos, os quatro Pilares da Educação: Aprender a Conhecer (relacionar Educação, Meio Ambiente e Excelência Acadêmica e Atividades Esportivas), Fazer (fazer a diferença em um mundo cada vez mais excludente, conflituoso e poluído), Ser (ser Protagonista na busca de um mundo melhor) e Conviver (respeitar as diferenças entre os pares).

ABAIXO ATIVIDADE DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS NO DIA DO MEIO AMBIENTE – 05/06/2013.

 

Trabalho em equipe








Fazendo a diferença




















Colocando a mão na massa




Conscientizando






PONTO DE PARTIDA SOBRE CLUBES JUVENIS
Reflexão:  
Qual a definição correta para Clube Juvenil?


A princípio, não existe uma única definição, e sim várias versões. Portanto, o Clube Juvenil descentraliza as ações dos adultos e transfere para os jovens, daí o nome Juvenil. Em outras palavras, os clubes proporcionam aos alunos construírem os seu Protagonismo, serem Autônomos, Solidários e Competentes, além de prepará-los para o espirito de liderança. O Clube Juvenil é uma instituição formada por grupos de alunos, sendo assim, é de extrema importância seguir as normas e regras, não existem mandatários no clube, e sim colaboradores. No entanto, para organizar as ações, um Clube Juvenil necessita de um Presidente, (organizar), Vice- Presidente (apoiar o Presidente) e Secretário (encarregado da parte estrutural, ideias, etc.). Partindo desse pressuposto, para que o clube caminhe corretamente, é necessário dar vozes para todos os membros. (by Professor Alberto) Abaixo um exemplo de Clube Juvenil.




NOME DO CLUBE JUVENIL: PRC – PROJETO RECREIO COM CRISTO



Alunos durante intervalo cantando música evangélica.






PROTAGONISTAS



Mateus Costa Lima - Presidente



Cauane Sthefany – Vice – Presidente



Querem Hapuque



Lays Fernandes



Débora Andressa – Secretária



OBJETIVOS

- Socializar conhecimentos sobre técnica e instrumentos musicais;


- Utilizar dos conhecimentos bíblicos para resgatar os valores e o convívio harmonioso dentro da escola.

DESENVOLVIMENTO


Em uma roda de alunos no intervalo, é possível observá-los exercendo o seu Protagonismo.









 

NOME DO CLUBE JUVENIL: SER JOVEM

TEMA: Comunicação e debate

PROTAGONISTAS

Presidente: Carlos Eduardo

Vice – Presidente: Cléo Carvalho

Secretária: Katlly Thais

Secretária Auxiliar: Gabrielly Marcomine

 

Sala de bate-papo de temas da atualidade: O presidente Carlos debatendo com os integrantes do clube sobre o que é ser jovem na atualidade.

 

OBJETIVOS

Despertar o senso crítico dos jovens, fazendo com que se expressem e tenham uma melhor comunicação, expondo as suas opiniões.

DESENVOLVIMENTO

Serão trabalhados nos encontros, temas relacionados com a atualidade, tais como a interação dos jovens com as tecnologias (computadores, celulares, etc.). Por outro lado, esse Clube Juvenil também tem o propósito de dar vozes às opiniões dos jovens, além de oportunizar o reconhecimento de normas e regras para o funcionamento harmonioso da escola, almejado nos quatro Pilares da educação: Conhecer, Fazer, Ser e Conviver.

Debatendo temas de interesse dos alunos

 
NOME DO CLUBE JUVENIL: "Companhia Liderança Juvenil "
O TEMA A SER TRATADO: “ TEATRO”
PROTAGONISTAS
Presidente: Alexandre Borges
Vice – Presidente: Larissa Sant’Ana
Secretária: Marjorie Gonçalves
                                     Protagonista Larissa explanando sobre a teoria do teatro.
OBJETIVOS
Fazer com que os alunos desenvolvam o seu Protagonismo Juvenil, através da socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre outros... 
DESENVOLVIMENTO (Estratégias)
A primeira estratégia do Clube Juvenil será com aulas teóricas, explanando a história, planejamento, estrutura, propósito do teatro, os papeis dos atores e a arte de interpretar. Após essa etapa terá início as aulas práticas.
Observa-se na imagem os quatro pilares da educação: aprender a Conhecer, a Fazer, a Ser e Conviver.




TRABALHO EM EQUIPE








CORRESPONSABILIDADE











AUTONOMIA







COMPETÊNCIA











SOLIDARIEDADE










APRENDER A CONHECER








APRENDER A FAZER








APRENDER A SER
E
A CONVIVER












NOME DO CLUBE JUVENIL: VIAJANDO PELA LEITURA
 Alunos recebendo orientações sobre leitura na biblioteca


 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.